As 5 maravilhas do Jalapão – TO (Inacreditável)

Jalapão, é uma cidade localizada no estado de Tocantins, local de paisagens fantásticas. Lá, você vai encontrar montanhas de areias alaranjadas, cachoeiras em tons de azul, fervedouros, dunas e cânions.

Como chegar em Jalapão

“O Jalapão” se encontra no extremo leste de Tocantins, fazendo divisa com Maranhão, Bahia e Piauí e possui uma das áreas mais extensas em vegetação nativa do país: o Parque Estadual do Jalapão com 1.589 km², (área maior do que a cidade de SP).

Para conhecer esse cenário, é necessário pegar a TO-050 até Porto Nacional, seguir pela TO-255 até Ponte Alta, daí em diante as estradas são de terra.  

Considerando a falta de sinal telefônico e a dificuldade do trajeto, é sempre indicado para a aventura um carro 4×4. Na cidade há veículos disponíveis para alugar.

Conheça agora as principais atrações:

Cachoeira da Formiga

Foto Monique Renne

Essa cachoeira é uma das preferidas dos turistas. A Cachoeira da Formiga fica a 35 km de Mateiros. Possui águas cristalinas permitindo ver o fundo de areia calcária e o seu tom de verde esmeralda. Com uma queda d’água de pequeno volume, ela forma uma verdadeira hidromassagem.

A água não é “supergelada”, mas sim, parece estar na temperatura ideal para um banho refrescante diante calor que por lá predomina. Sendo que, a combinação de temperaturas, cores e transparência da água torna a prática do mergulho uma atividade das mais interessantes.

Já, para quem não sabe nadar, a cachoeira forma uma deliciosa piscina de água natural e cristalina bem ao lado.

O ingresso para visitação custa 20 reais por pessoa. As estradas para a cachoeira são bem sinalizadas e o trecho de fácil acesso, e ainda, o local conta com área de camping no valor de 30 reais por pessoa. Entretanto, se você prefere menos “buxixo de pessoas”, então recomendamos evitar a ida durante os feriados prolongados.

Cachoeira da Velha

Cachoeira da Velha

Na cachoeira da Velha não é permitido tomar banho, por conta dos seus quinze metros de queda d’água e seus dez metros de largura, porém, é ideal para praticar rafting, esporte para quem gosta de aventura e queira conhecer toda a extensão da cacheira.

O rafting tem corredeiras de nível três e quatro e o passeio custa em média 170 reais.

Mas as aventuras e passeios não param por aí. Experimente um mergulho no Poço da Cachoeira das Araras ou as quedas relaxantes da Cachoeira do Rio Soninho Pequena. Se preferir quedas maiores, a Cachoeira do Soninho Grande é a indicada. Você pode parar para fazer belas fotos no Cânion do Sussuapara, perto da Ponte Alta, na TO – 255.

Cachoeira das Araras


Cachoeira das Araras

Cachoeira do Rio Soninho Pequena


Cachoeira do Rio Soninho Pequena

Cachoeira do Rio Soninho Grande


Cachoeira do Rio Soninho Grande

Cânion do Sussuapara


Cânion do Sussuapara

Incríveis Fervedouros

Outro programa que não pode faltar no seu roteiro são os fervedouros. São poços de águas cristalinas de onde a água brota com tanta pressão que mantêm os banhistas flutuando.

Assim, existem fervedouros de vários tamanhos e formatos, cores e intensidade de pressão. Atualmente, apenas oito estão abertos para visitação, porém, estima-se que existam pelo o menos vinte deles em toda a região.

Mas, como os poços estão localizados em áreas particulares, há cobrança para visitação que fica em torno de 10 a 25 reais. Uma dica é ir em grupos pequenos e fora de temporada pois é permitido nadar entre quatro e dez pessoas ao mesmo tempo.

Fervedouro Bela Vista

Fervedouro Bela Vista – Fonte: Monique Renne

O Fervedouro Bela Vista é um dos mais famosos poços de água cristalina. Localizado próximo à cidade de São Félix, é considerado o maior entre todos, possui 15 metros de diâmetro de água transparente.

Esse espaço é um dos mais estruturados no Jalapão. Nele há restaurante, área de camping e projetos para instalação de pousadas. O valor da visita é de 15 reais e o almoço à vontade, por 35 reais.

Fervedouro da Ceiça

Fervedouro da Ceiça

O primeiro a ser divulgado ao público foi o Fervedouro da Ceiça. O fervedouro tem uma bela paisagem, cercado de bananeiras e de fácil acesso. A capacidade é para dez banhistas, apenas por dez minutos, com o custo de 20 reais por pessoa. No local não há restaurante, entretanto, a paisagem compensa o passeio.

Outros fervedouros que não podem ficar de fora do seu roteiro são os Fervedouro de Alecrim, Fervedouro do Encontro das Águas que possui uma enorme pressão em sua nascente, o Fervedouros do Buritizinho com água extremamente azul e transparente, o Fervedouro dos Buritis e do Rio Sono cercado por vegetação abundante.

Dunas

Prepare a câmera! Parada obrigatória no roteiro de Jalapão: as Dunas.

Dunas de Jalapão

Dunas de Jalapão

O melhor horário para visitação é ao entardecer, momento em que o pôr do sol ressalta as cores das areias. Do alto da duna é possível ver toda a paisagem desértica em meio ao cerrado. O acesso é gratuito e aberto até as 18 horas.

Paisagens incríveis: Pedra Furada

Pedra Furada – Foto Monique Renne

A Pedra Furada é um local magnífico para ver o pôr do sol. Localizada a 35 km da Ponte Alto do Tocantins, sendo a entrada gratuita e de fácil acesso, próximo a estrada. Para chegar até a Pedra Furada, caminha-se por uma pequena trilha por cinco minutos, porém, se deseja subir um pouco mais, são mais dez minutos de caminhada para chegar ao alto e apreciar a vista ampla do local.

Bônus

Luz das estrelas em Jalapão

Noite no camping da Korubo – Fonte: Melhores destinos

Até parece mentira, mas em Jalapão, quando o céu está claro, é possível ver a Via Láctea a olho nu. A região não possui iluminação como nas cidades grandes e fica bem propício a observação celeste. Um programa noturno bem interessante, enxergar o cinturão de Órion, Escorpião e outros grupos de estrelas.

Quando ir ao Jalapão?

O turismo em Jalapão acontece o ano todo, mas a melhor época para visitação é entre os meses de maio e setembro, período de seca.  Em setembro é quando se poder ver o capim dourado em seu estado natural, porém, é bom ter cuidado com as queimadas que costumam acontecer nessa mesma época. De outro modo, nos meses de chuva, o turismo nas trilhas e fervedouros fica mais difícil, pois a terra fica lamacenta e de difícil acesso tanto a pé como de carro.

Confira abaixo essa poesia em forma vídeo sobre Jalapão do canal Um Viajante.

Então, gostou do nosso conteúdo? Confira as outras matérias relacionadas e escolha o onde quer passar as suas próximas férias.

5 melhores atrações de Bonito, Mato Grosso do Sul
Chapada dos Veadeiros, GO – Relato de um lugar encantador

Abrir bate-papo
Olá 👋
Podemos ajudá-lo?