PARATY
É possível conhecer Paraty em alguns poucos dias de viagem. Para isso, selecionamos para você aqueles mais procurados.
Centro Histórico de Paraty
O Centro Histórico de Paraty remonta ao início de 1820, quando suas ruas já possuíam um calçamento estilo “pé de moleque”. De acordo com o site da cidade, um fato importante a ressaltar é que, ele foi considerado pela UNESCO como “o conjunto arquitetônico colonial mais harmonioso“, tornando-se Patrimônio Nacional, tombado pelo IPHAN. Assim sendo, suas ruas continuam a preservar o estilo colonial, convertendo-se num importante ponto turístico do estado do Rio de Janeiro.

Calçamento “pé de moleque” – Centro Histórico de Paraty
Casa de Cultura e Museu de Arte Sacra
Caso esteja curioso em conhecer outros imóveis com diferentes formas arquitetônicas, visite também a Casa da Cultura e o Museu de Arte Sacra. Os dois lugares objetivam a preservação e valorização do patrimônio cultural de Paraty, além de apoiar a criação, produção e divulgação das manifestações artísticas que ocorrem na cidade. No Museu você ainda pode visitar o acervo de antigas peças religiosas.


Museu de Arte Sacra – Paraty
Passeios de Barco
Agora vamos destacar o encanto das águas de Paraty!
Para conhecer as praias da Baía de Paraty recomendo os Passeios de Barco que passam pelas praias da Lula, a Praia Vermelha, Ilha Comprida e Lagoa Azul.

Conhecida pela sua cor da água belíssima, a Lagoa Azul é ponto de parada mais famoso do passeio de barco em Paraty. O lugar, rodeado por rochas e mata verde é uma grande piscina natural com vida marinha em abundância. A Lagoa Azul está na rota que segue para a Praia Vermelha, Praia da Lula e Ilha Comprida.
Dica: leve o seu próprio lanche, pois, muitas vezes a parada acontece apenas para um pequeno almoço dentro do barco. Durante o passeio também é possível aproveitar um rápido mergulho e praticar o snorkeling, então, leve os seus equipamentos!
Dica de Hospedagem
O melhor é se hospedar no Centro de Paraty, uma vez que, quanto mais próximo ao Centro Histórico, mais rápido terá acesso aos lugares. Assim, é possível conhecer melhor a cidade e caminhar por direções diversas ao longo do dia, otimizando o seu tempo.
TRINDADE
Trindade faz parte do município de Paraty e fica próximo a divisa do estado de São Paulo. A vila fica recôndita entre uma pequena serra e o mar.
Praia do Cepilho
Essa praia é ponto de encontro de surfistas apresentando ondas mais agitadas, excelente para a prática do surfe.

Praias do Cachadaço e do Meio e a Piscina natural do Cachadaço
Se ondas agitadas não é o seu forte e esteja procurando por algo mais calmo e aconchegante, não deixe de conhecer as Praias do Cachadaço e do Meio e a Piscina natural do Cachadaço.

A piscina natural é formada por uma área de mar protegida por grandes pedras. A profundidade na maior parte do ano não excede a um metro. Dica: leve um snorkel e aproveite a vida marinha abundante na área. Para um mergulho mais profundo, ultrapasse a barreira de pedras. O visual é paradisíaco! Aproveite para tirar fotos e vivenciar momentos inesquecíveis ali.
Pedra que Engole
Por último, caso esteja sentido falta de uma pitada de aventura, anote no seu roteiro uma visita à Cachoeira Pedra que Engole. Como bem diz o nome, é uma cachoeira que “engole” seus visitantes. Um tanto sinistro!

Ali, é possível escorregar por entre as rochas e ‘sumir’ por baixo da queda d’água. O que acontece é que a pedra se encontra posicionada de uma forma que se criou ali embaixo uma sutil entrada de ar. Assim, é possível passar pelo espaço entre uma pedra e outra e ir cair numa espécie de caverna. As pedras com limo são o segredo para fazer o corpo deslizar facilmente.
Para chegar até a Pedra que Engole é preciso fazer uma trilha de cerca de 40 minutos a partir da Praia do Meio.
E aí, gostou de nossas dicas? Não deixe de conferir os outros posts para conhecer novos lugares paradisíacos do nosso Brasil!