Paraty é uma cidade localizada no litoral sul do Estado do Rio de Janeiro e fica a 250 km da capital e 300 km de São Paulo. Paraty é bastante conhecida por possuir um famoso centro histórico, belas praias e uma natureza exuberante.

PARATY

É possível conhecer Paraty em alguns poucos dias de viagem. Para isso, selecionamos para você os melhores lugares para você visitar em Paraty:

Centro Histórico de Paraty

O Centro Histórico de Paraty remonta ao início de 1820, quando suas ruas já possuíam um calçamento estilo “pé de moleque”. De acordo com o site da cidade, um fato importante sobre o Centro Histórico é que ele é considerado pela UNESCO como “o conjunto arquitetônico colonial mais harmonioso“, sendo Patrimônio Nacional tombado pelo IPHAN. Mesmo nos dias de hoje, suas ruas continuam a preservar o encanto colonial, se tornando um importante ponto turístico do estado do Rio de Janeiro.


Calçamento “pé de moleque” – Centro Histórico de Paraty

Casa de Cultura e Museu de Arte Sacra

Caso goste de visitar outros lugares históricos com suas diferentes formas arquitetônicas, visite também a Casa da Cultura e o Museu de Arte Sacra. Os dois lugares têm como foco preservar e valorizar o patrimônio cultural de Paraty, além de apoiar a criação, produção e divulgação das manifestações artísticas que ocorrem na cidade. No Museu você ainda pode visitar o acervo de peças religiosas que continuam preservadas até hoje.

Casa da Cultura – Paraty


Museu de Arte Sacra – Paraty

Passeios de Barco

Agora vamos destacar o encanto das águas de Paraty!

Para conhecer as praias da Baía de Paraty recomendo os Passeios de Barco, que passam pelas praias: da Lula, a Praia VermelhaIlha Comprida e Lagoa Azul!

Passeio de Barco – Lagoa Azul

Conhecida pelo intenso tom da água, a Lagoa Azul é ponto de parada mais famoso do passeio de barco em Paraty. O lugar, rodeado por rochas e mata verde, é uma grande piscina natural, com vida marinha em abundância. A Lagoa Azul é parte da mesma rota que segue para a Praia Vermelha, Praia da Lula e Ilha Comprida.

Dica: leve lanche durante o passeio, pois muitas vezes a parada acontece apenas para um pequeno almoço dentro do barco. Durante o passeio também é possível aproveitar um mergulho rápido para a prática de snorkeling, então leve seus equipamentos!

Dica de Hospedagem

O melhor é se hospedar no Centro de Paraty. Quanto mais próximo ao Centro Histórico, melhor. Assim é possível conhecer melhor a cidade e caminhar por todos os lados durante diversos momentos ao longo do dia.

TRINDADE

Já ouviu falar de Trindade? Trindade faz parte do município de Paraty e fica na estrada entre Paraty e a divisa do estado de São Paulo. A vila fica escondida entre uma pequena serra de um lado e o mar do outro.

Praia do Cepilho

Essa praia é ponto de encontro de surfistas, apresentando ondas mais agitadas, excelentes para a prática do surfe.

Praia do Cepilho – Trindade

Praias do Cachadaço e do Meio e a Piscina natural do Cachadaço

Caso ondas agitadas não sejam seu forte e você esteja procurando por algo mais calmo e aconchegante não deixe de conhecer as Praias do Cachadaço e do Meio e a Piscina natural do Cachadaço.

Trindade – RJ

A piscina natural é formada por uma área de mar protegida por grandes pedras. A profundidade na maior parte do ano não excede um metro. Dica: leve um snorkel e aproveite a vida marinha abundante na área. Para um mergulho mais profundo, ultrapasse a barreira de pedras. O visual é paradisíaco! Aproveite para tirar fotos e vivenciar momentos inesquecíveis ali.

Pedra que Engole

Por último, caso esteja sentido falta de uma pitada de aventura, anote no seu roteiro uma visita a Cachoeira Pedra que Engole. Como o nome diz, é uma cachoeira que “engole” seus visitantes. Um nome um tanto sinistro, não é mesmo?

Pedra que Engole – Trindade

Ali, é possível escorregar por entre as rochas e ‘sumir’ por baixo da queda d’água. A pedra se encontra posicionada de uma forma que se criou ali embaixo uma sutil entrada de ar. Assim, é possível passar pelo espaço entre uma pedra e outra e ir parar em uma espécie de caverna. As pedras com limo são o segredo para fazer o corpo deslizar facilmente. Para chegar até a Pedra que Engole é preciso fazer uma trilha de cerca de 40 minutos a partir da Praia do Meio.

E aí, gostou de nossas dicas? Não deixe de conferir os outros posts para conhecer novos lugares paradisíacos do nosso Brasil!

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *