Gramado e Canela são cidades turísticas na Serra Gaúcha, em Rio Grande do Sul. São cidades tão próximas uma da outra que não tem como falar de Gramado, sem falar de Canela também.

Gramado é conhecido por seu famoso Festival de Luzes no Natal, um evento que acontece todos os anos no mês de dezembro. Agora, vamos conhecer um pouco mais dessa cidade de colonos alemães, com um toque bávaro e construções alpinas que misturam charme, modernidade e excelência?!

Vamos lá!

Gramado

Não tem como falar de Gramado sem destacar o famoso Lago Negro, um esplêndido lago rodeado por uma incrível vegetação verde e arborizada ao redor, que permite e disponibiliza alugueres de barcos em formato de cisnes e caminhadas pela floresta ao redor das montanhas da Serra Gaúcha, que possuem ótimas trilhas de caminhada e permite o alpinismo também.

Lago negro, Gramado
Booking.com

PRODUÇÃO DE VÍDEOS PARA EMPRESAS DE TURISMO
Entre em contato e solicite uma proposta.

Em seguida, o que não pode faltar no seu roteiro é se aventurar batendo perna pelas principais ruas da cidade, para tirar fotos, tomar chocolate quente, experimentar a gastronomia de Gramado e conhecer um pouco mais da cultura da região. Aproveite o passeio e não deixe de visitar a Fábrica de Chocolates Prawer, pioneira na criação de chocolates artesanais no Brasil!

Visite as instalações e aproveite para degustar os diferentes sabores de chocolate que a Prawer tem a oferecer. E, nesse frio, não vamos esquecer de experimentar o famoso chocolate quente artesanal deles, não é mesmo?! Aproveite o passeio, aprendendo também sobre um pouco da história do lugar.

Fábrica de Chocolates Prawer, Gramado

Seguindo adiante, você encontrará a famosa Rua Coberta. Local perfeito para tirar belas fotos e almoçar nas diversas opções de restaurantes que contemplam a rua. Visite as lojinhas também e já garanta o presente da família toda.

A Rua Coberta está próxima dos principais pontos turísticos de Gramado, e já fica em frente ao Palácio dos Festivais, um lugar super renomado por sediar o Festival de Cinema de Gramado, que é um dos maiores eventos cinematográficos do Brasil.

Rua Coberta, Gramado

Agora, que já falamos de chocolate, da Rua Coberta e do Palácio dos Festivais; vamos conhecer um pouco mais sobre Gramado. Nosso próximo local da lista é a Praça das Etnias, uma bela praça construída em homenagem aos imigrantes italianos, portugueses e alemães que colonizaram a cidade. A Praça das Etnias conta com casas temáticas e produtos panificados. Vale a pena experimentar!

Praça das Etnias, Gramado

Afinal, o que é conhecer uma cidade nova sem experimentar a gastronomia local? Então, se jogue e aproveite! Converse com as pessoas por ali, pergunte sobre suas histórias, o passado de suas famílias e tudo mais. Afinal, é assim que enriquecemos nosso conhecimento, conversando, aprendendo sobre aqueles que são diferentes de nós, com culturas e histórias que, quem sabe, jamais poderíamos descobrir em um livro de história sequer.

Agora, para aqueles que acham que o frio de Gramado não é nada demais, que eles aceitam o desafio de encontrar o “frio de verdade”, o lugar que precisam conhecer é a Snowland. O parque temático conta com opções de esqui, snowboard e patins para todas as idades, além de contar com a Montanha de Neve, onde as temperaturas variam entre -3º a -5º. Brrr!

Não sei vocês, mas eu já estou congelando aqui só de pensar, rs.

Snowland, Gramado

E aí, teriam coragem de encarar?

Agora, depois de uma ida congelante no Snowland, nossa dica é procurar um local aconchegante para se deliciar com o maravilhoso Fondue de Gramado.

Cinco ótimas opções:

  • 1. Vue de la Vallée;
  • 2. Restaurante Colosseo;
  • 3. Swiss Cottage;
  • 4. Le Chalet de La Fondue;
  • 5. Belle du Valais.

Agora, caso estejam procurando por um docinho, por uma opção mais temática e divertida, procure pela famosa Casa da Bruxa, que está há mais de 40 anos servindo as melhores gostosuras da Serra Gaúcha! A ideia deles era trazer o universo lúdico dos contos de fadas para a realidade, e nada melhor que a inspiração do conto João e Maria, que adoravam doces. A diferença aqui é que a bruxa é do bem e tem a fórmula mágica do bom e do humor.

E aí, vai me dizer que o lugar já não te encantou logo de cara, hein?

Casa da Velha Bruxa, Gramado

Ali, tudo é feito com os Chocolates Prawer. Esqueça a dieta! Os mais recomendados da Casa da Velha Bruxa são Sorvete ao Forno, Chocolate quente, Sorvete com cobertura na taça, Banana Split, Sanduíche da Velha Bruxa e Waffle. Uma opção mais irresistível que a outra, não é mesmo?

Ok, agora já passeamos, já conhecemos lugares, passamos frio, comemos, tiramos fotos, e nada melhor que agora dar aquela bela dormida para ficar em dia com nosso sono de beleza, rs. Indicamos um lugar temático incrível para vocês, a Casa Hobbit!

Leiam aqui nosso post completo sobre esse lugar que é uma das 10 Locações Mais Imperdíveis para você conhecer! Para aqueles que já sonharam em conhecer a Terra Média e os cenários inspirados nas histórias de J. R. R. Tolkien, esta locação incrível é a realização de um sonho.

Casa Estilo Hobbit, Gramado
Casa Estilo Hobbit, Gramado

Vamos falar agora de Canela?

A cidade vizinha de Gramado conta com atrações que vão fazer o coração dos aventureiros entre nós palpitar de felicidade.

Ali em Canela se encontra o Parque do Caracol, com uma surpreendente cachoeira de 131m de altura! Esse é um dos principais e mais importantes parques da região, construído nos anos 50 para ajudar na preservação da fauna e flora do local. Suba até o Mirante para ver de cima a beleza que todo o parque tem a oferecer.

Parque do Caracol, Canela

E, essencial para quem visitou o Parque, é andar de Bondinho Aéreo, uma atração pioneira de RS, que proporciona um esplêndido visual da Cascata do Caracol e de todo o verde ao seu redor. Imperdível, não?

Em Canela também há as belas ruas e a avenida principal, para você caminhar e tirar fotos, e nosso destaque vai para o Mundo a Vapor, um parque temático onde se encontram réplicas de máquinas que costumavam funcionar a vapor, como uma fábrica de papel, uma olaria, uma ferraria. Lugar perfeito para ir com a família e com crianças. Aproveite e tire bastante fotos por ali!

Mundo a Vapor, Canela

Por fim, outro lugar que não pode faltar no seu passeio é conhecer a Catedral de Pedra de Canela. Uma igreja em estilo gótico, com diversos vitrais coloridos que se mesclam com sua paisagem sombria e repleta de rochas.

Catedral Nossa Senhora De Lourdes, Canela

Indicamos ficar cerca de 5 dias nas cidades, para dar tempo de aproveitar cada ponto turístico com calma e aconchego.

Ficamos por aqui, meus amigos.

Gostaram dessa dica que preparamos para vocês? O que acharam de Gramado e Canela?

Inscrevam-se em nosso Canal 360go para conhecer ainda mais destinos incríveis do nosso Brasil!

Até logo!

2 thoughts on “GRAMADO E CANELA – RS

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *