Moleques do Museu do Amanhã

… Fotografia para mim é a arte de observar. Você pode ver o mundo da sua forma, da maneira que mais lhe convém. De modo geral, é mais cômodo olhar para as coisas bonitas. Olhar uma situação que está desconexa, ou para algo que nos desagrada nos faz refletir. Pois bem, reflitam…

Nota do Local

0
0,0 rating
Baseado em 0 Avaliações
Excelente 0%
Muito Bom0%
Médio0%
Ruim0%
Terrível0%

Sua Nota


Crianças mexendo no lixo no Museu do Amanhã

Caminhando pelo centro do Rio de Janeiro você percebe como as coisas funcionam, assim, observando as pessoas, os prédios, os carros… Continuamos caminhando até o Museu do Amanhã e lá vimos muitas outras pessoas andando para todos os lados; alguns vendedores, um navio da marinha zarpando do cais, pássaros… – Olhem só o tamanho da estrutura desse Museu! Gigantesco!!!… Em certo momento, reparo algumas crianças sentadas na beira do cais… Estavam calmas, pareciam estar procurando algo. Um menino, cutuca a cabeça do outro e um deita-se ao chão. Tiro uma foto… Reparo melhor e percebo que elas estão de certo modo mal vestidas, descalças e com roupas sujas. Pareciam meninos de rua.

Foto ampla do Museu do Amanhã

Assim que chegamos no Rio, várias pessoas nos alertaram sobre a criminalidade. Nos disseram que deveríamos ter muito cuidado, maior ainda com crianças como essas, aparentemente em situação de vulnerabilidade. Então me surgiram à mente algumas questões. Do que elas são culpadas? Qual a verdadeira raiz desses problemas? Por que essas crianças estão ali? Onde estão seus pais? Elas não deveriam estar na escola? Essas são algumas das questões que parei para pensar naquele momento.

Crianças sentadas a frente do Museu do Amanhã.

A quem devemos culpar?! Os pais dessas crianças ou o sistema? Como dizer para uma família que não consegue nem pagar o aluguel de sua casa e que custa colocar o café da manhã na mesa, que ela deve educar melhor seus filhos, que ela deve oferecer mais cultura para os mesmos.

O Brasil é o país das incoerências e essa foto mostra muito bem isso. A luta de muitos pagando para sobreviver a preço de poucos, boa cultura, bons modos, boa vida, ostentando monumentos gigantescos, mostrando como podemos ser grandes… Devemos mesmo é ser grandes exemplos para nossas crianças, devemos mesmo é lutar por um país melhor, devemos mesmo é lutar por uma economia melhor, devemos mesmo é lutar por uma educação de excelência. Devemos mesmo é lutar por uma país com mais igualdade no qual essas mesmas crianças queiram estar aí, no mesmo local, mas para apreciar um passado de lutas e um amanhã de glórias.

Crianças sentadas, observando o mar.

Foto e texto: @vitor.cherulli

#riodejaneiro #brasil 

Comentários