O melhor de Búzios – RJ e Região dos Lagos

Com certeza você já ouviu falar da famosa “Búzios”. Ela está entre as 10 cidades mais procuradas para viagens no ranking da Embratur. Suas praias ganharam fama a partir da década de 50, quando a jovem atriz Brigitte Bardot decidiu refujiar-se na pacata vila de pescadores procurando se esconder dos olhares curiosos em decorrência da fama. A atriz empresta seu nome para a Orla Bordot. Nela existem vários estabelecimento como: lojas de grife e restaurantes, além dos “points” de baladas noturnas.

Estátua da Atriz Brigitte Bardot – Foto: Hibrasil

Mas não pensem que Búzios mantém sua fama somente por esse motivo, basta correr os olhos pelo mapa e perceber que a geografia foi generosa com a beleza do local. Toda costa é recortada e cheia de pequenas e encantadoras praias para serem vistas e apreciadas. Águas cristalinas, muito sol e ventos constantes tornam o lugar ideal para a prática de esportes como vela, surfe, windsurfe, kitesurfe, iatismo e voo livre.

O município de Búzios fica localizado no litoral norte do Rio de Janeiro, conhecido como Região dos Lagos, a 190 km da capital. Sua localização é ótima para aqueles que desejam fazer um roteiro mais prolongado combinando as vizinhas Arraial do Cabo e Cabo Frio para uma temporada de praias.

O que fazer

Armação de Búzios tem o total de 23 praias em uma extensão de oito quilômetros de costa. Um roteiro de quatro dias normalmente não é suficiente para conhecer todas as praias, mas é um bom começo e certamente deixará um gostinho de quero mais.

1 – Praia Azeda e Azedinha

Ao visitar a praia Azeda não deixe de dar um pulo na Azedinha. São praias de águas cristalinas e de fácil acesso. Ficam perto do centro e uma escadaria de madeira é o acesso para chegar até ela. Nos fins de semana e feriados a praia costuma ficar cheia de turistas, mas vale a pena até mesmo pra quem quer apenas aproveitar o mar calmo de lá.

Praia Azeda
Praia Azedinha

2 – Praia de João Fernandes

Esta praia também fica a uma curta caminhada do centro de Búzios, sendo uma das mais belas praias da cidade. O local também fornece passeios de buggy para quem procura um pouco mais de aventura.

Praia de João Fernandes

3 – Praia da Ferradurinha

Praia pequena e recôndita, porém, grandiosa em seus encantos. Ela está na lista das preferidas entre os turistas.

Praia da Ferradurinha

4 – Praia da Tartaruga

Especialmente tranquila e ideal para um bom descanso, praticar snorkeling ou ainda assistir um maravilhoso por do sol.

Praia da Tartaruga

5 – Praia do Forno

Essa praia é perfeita para quem quer fugir das multidões no centro da cidade. Por ser pequena e reservada costuma não ter muitos turistas, está quase sempre vazia, principalmente fora de temporada. A infraestrutura, como bares e restaurantes, ainda é bastante precária.

Então, o que a torna especial e que vale a pena conferir é a sua areia cor de rosa. Belíssimas, como nas praias australianas.

Praia do Forno – Foto: Hibrasil

Confira mais sobre essa praia no artigo Praia do Forno – A praia de areia rosa.

6 – Praia Brava e Beach Club

A praia tem esse nome não é atoa, o mar é basante agitado nesse local. Por isso, caso não seja um surfista, melhor não arriscar. Como opção, lá existem os beach clubs. São clubes sofisticados, com o preço, obviamente, um pouco salgado, porém a proposta de exclusividade vale o custo.

Não é permitida a entrada com alimentos e o valor da diária fica em torno de 100 reais por pessoas e estão inclusos os colchonetes em frente a praia. O ambiente é muito agradável, com comida e música boa, além da incrível paisagem a beira mar.

Praia Brava
Beach Club – Foto: Monique Renne

Quando ir

A temporada em Búzios entre os meses de abril e maio, tem pouca chuva, poucos turistas, pra quem não gosta de muito buxixo e temperaturas altas garantindo aquele bronzeado.

Contudo, nos meses de setembro e outubro, se repetem as condições de tempo ensolarado, pouca chuva e menos movimento.

Gastronomia e vida noturna

Naturalmente, por conta da grande circulação de estrangeiros, a gastronomia local se internacionalizou. Há restaurantes representando as cozinhas japonesa, tailandesa, marroquina, francesa, italiana e muitas outras. No entanto, pratos à base de frutos do mar, como moquecas, caldeiradas ou um simples peixe frito (com arroz, feijão preto e salada), são os prediletos dos visitantes, que são atraídos pelo sabor dos pescados típicos da região (anchova, lula e até arraia).

A comida é tão importante para a região, que a cidade ganhou um evento dedicado à sua gastronomia. O Festival Gastronômico de Búzios é realizado anualmente e busca valorizar restaurantes e bares da região.

Tanto durante o dia como a noite, o centro bastante agitado. À noite o movimento se concentra na Rua das Pedras, onde se encontram bares e boates com música ao vivo ou pistas de dança. As pessoas costumam circular por lá até escolherem sua balada. Por isso, é depois da meia-noite que as casas noturnas começam a agitar.

Está gostando do nosso conteúdo? Então não de conferir também sobre as belezas de Fernando de Noronha – RJ.

Abrir bate-papo
Olá 👋
Podemos ajudá-lo?