Com certeza você já ouviu falar da famosa “Búzios”. Ela está entre as 10 cidades mais procuradas para viagens no ranking da Embratur.

Com certeza você já ouviu falar da famosa “Búzios”. Ela está entre as 10 cidades mais procuradas para viagens no ranking da Embratur. Suas praias ganharam fama a partir da década de 50, quando a jovem atriz Brigitte Bardot decidiu refujiar-se na pacata vila de pescadores procurando se esconder dos olhares curiosos em decorrência da fama. A atriz empresta seu nome para a Orla Bordot. Nela existem vários estabelecimento como: lojas de grife e restaurantes, além dos “points” de baladas noturnas.

Estátua da Atriz Brigitte Bardot – Foto: Hibrasil

Mas não pensem que Búzios mantém sua fama somente por esse motivo, basta correr os olhos pelo mapa e perceber que a geografia foi generosa com a beleza do local. Toda costa é recortada e cheia de pequenas e encantadoras praias para serem vistas e apreciadas. Águas cristalinas, muito sol e ventos constantes tornam o lugar ideal para a prática de esportes como vela, surfe, windsurfe, kitesurfe, iatismo e voo livre.

O município de Búzios fica localizado no litoral norte do Rio de Janeiro, conhecido como Região dos Lagos, a 190 km da capital. Sua localização é ótima para aqueles que desejam fazer um roteiro mais prolongado combinando as vizinhas Arraial do Cabo e Cabo Frio para uma temporada de praias.

O que fazer

Armação de Búzios tem o total de 23 praias em uma extensão de oito quilômetros de costa. Um roteiro de quatro dias normalmente não é suficiente para conhecer todas as praias, mas é um bom começo e certamente deixará um gostinho de quero mais.

1 – Praia Azeda e Azedinha

Ao visitar a praia Azeda não deixe de dar um pulo na Azedinha. São praias de águas cristalinas e de fácil acesso. Ficam perto do centro e uma escadaria de madeira é o acesso para chegar até ela. Nos fins de semana e feriados a praia costuma ficar cheia de turistas, mas vale a pena até mesmo pra quem quer apenas aproveitar o mar calmo de lá.

Praia Azeda
Praia Azedinha

2 – Praia de João Fernandes

Esta praia também fica a uma curta caminhada do centro de Búzios, sendo uma das mais belas praias da cidade. O local também fornece passeios de buggy para quem procura um pouco mais de aventura.

Praia de João Fernandes

3 – Praia da Ferradurinha

Praia pequena e recôndita, porém, grandiosa em seus encantos. Ela está na lista das preferidas entre os turistas.

Praia da Ferradurinha

4 – Praia da Tartaruga

Especialmente tranquila e ideal para um bom descanso, praticar snorkeling ou ainda assistir um maravilhoso por do sol.

Praia da Tartaruga

5 – Praia do Forno

Essa praia é perfeita para quem quer fugir das multidões no centro da cidade. Por ser pequena e reservada costuma não ter muitos turistas, está quase sempre vazia, principalmente fora de temporada. A infraestrutura, como bares e restaurantes, ainda é bastante precária.

Então, o que a torna especial e que vale a pena conferir é a sua areia cor de rosa. Belíssimas, como nas praias australianas.

Praia do Forno – Foto: Hibrasil

Confira mais sobre essa praia no artigo Praia do Forno – A praia de areia rosa.

6 – Praia Brava e Beach Club

A praia tem esse nome não é atoa, o mar é basante agitado nesse local. Por isso, caso não seja um surfista, melhor não arriscar. Como opção, lá existem os beach clubs. São clubes sofisticados, com o preço, obviamente, um pouco salgado, porém a proposta de exclusividade vale o custo.

Não é permitida a entrada com alimentos e o valor da diária fica em torno de 100 reais por pessoas e estão inclusos os colchonetes em frente a praia. O ambiente é muito agradável, com comida e música boa, além da incrível paisagem a beira mar.

Praia Brava
Beach Club – Foto: Monique Renne

Quando ir

A temporada em Búzios entre os meses de abril e maio, tem pouca chuva, poucos turistas, pra quem não gosta de muito buxixo e temperaturas altas garantindo aquele bronzeado.

Contudo, nos meses de setembro e outubro, se repetem as condições de tempo ensolarado, pouca chuva e menos movimento.

Gastronomia e vida noturna

Naturalmente, por conta da grande circulação de estrangeiros, a gastronomia local se internacionalizou. Há restaurantes representando as cozinhas japonesa, tailandesa, marroquina, francesa, italiana e muitas outras. No entanto, pratos à base de frutos do mar, como moquecas, caldeiradas ou um simples peixe frito (com arroz, feijão preto e salada), são os prediletos dos visitantes, que são atraídos pelo sabor dos pescados típicos da região (anchova, lula e até arraia).

A comida é tão importante para a região, que a cidade ganhou um evento dedicado à sua gastronomia. O Festival Gastronômico de Búzios é realizado anualmente e busca valorizar restaurantes e bares da região.

Tanto durante o dia como a noite, o centro bastante agitado. À noite o movimento se concentra na Rua das Pedras, onde se encontram bares e boates com música ao vivo ou pistas de dança. As pessoas costumam circular por lá até escolherem sua balada. Por isso, é depois da meia-noite que as casas noturnas começam a agitar.

Está gostando do nosso conteúdo? Então não de conferir também sobre as belezas de Fernando de Noronha – RJ.

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *