Barcelona – Fernando Prado em Barcelona

Dos vários lugares onde já estive um ou outro eu pensava “Eu poderia morar aqui!”, claro! Tem espaços no mundo muito interessantes e que em alguma medida nos identificamos com eles, assim foi comigo quando cheguei a Barcelona. E quero contar um pouquinho para vocês desta cidade maravilhosa aqui no 360go.

A História nos diz que a partir do século 11 a.C. as regiões costeiras da Península Ibérica foram colonizadas por civilizações do Mediterrâneo. Esta região tinha riquezas minerais e foi alvo de muitas invasões desde então. Hoje, conhecidos pela sociabilidade e pelo prazer de viver, os espanhóis passam por uma recessão, o desemprego e a corrupção estampam as manchetes dos jornais, mas no fundo não se deixam abater. O passado de glórias sustenta ainda cenários maravilhosos, Gaudí, comidas típicas e uma maneira de encarar a vida que vale muito a pena conhecer.

01Gaudi

Meu foco é Barcelona, a capital da Catalunha. Inclusive, já fica a dica, apenas o seu espanhol aprendido na escola não vai resolver! Tente o inglês e muitas vezes o francês. As placas em catalão estão pela cidade seguido ou não de traduções em outros idiomas. A cidade me pareceu um set de filmagem. Grupos étnicos vindos de outros países da Europa se aglomeram nas filas de trem, no metrô ou mesmo nos fast-foods. Andando pelas ruas fui desbravando locais desconhecidos até encontrar a Basílica da Sagrada Família, que foi aparecendo alta, entre as árvores.

02Sagrada

É com certeza uma das maiores atrações de Barcelona que recebe turistas para ver a obra inacabada de Gaudí, dizem que nos próximos oitenta anos veremos a obra finalizada, outros dizem que isso nunca acontecerá. O artista construiu e reconstruiu cada parte até ficar exatamente como gostaria, percebe-se alterações das cores das pedras, principalmente da parte frontal para as costas da Basílica.

Por mais que Barcelona seja a segunda maior cidade da Espanha e tenha seu inicio marcado em 1.500 a.C. encontramos mais modernidade do que tradição nas ruas da cidade. Ao todo dez distritos dividem a capital e organizam a vida do turista que pode curtir um distrito por dia em sua visita à Espanha.  As praias são um charme à parte, não tem aquela alegria toda da nossa Copacabana, mas é muito bonita e reúne muitos jovens, para os mais ousados a Praia de Nudismo fica bem localizada, nada escondida, e o visitante não é obrigado a tirar a roupa caso não se sinta a vontade.

03 Barceloneta

A Barceloneta é uma praia bem limpa e com clima familiar, com fácil acesso através das linhas de metrô. Gostei muito daqui, contudo no verão a água estava muito gelada, mais do que o nosso normal tropical.

Em falar em metrô, prepara-se para andar muito entre estações. Aqui me lembrou muito Paris em que – para alcançarmos outra estação – temos que andar subterraneamente alguns metros, quiçá quilômetros sem ar condicionado! Prepare-se para suar, ou vá no inverno. Os museus chamam atenção pela qualidade das obras, por exemplo no centro da cidade, encontramos o Museu Picasso com três mil obras importantes do artista cubista. Já no Parque Montejuic, está o Museu Miró também essencial para as Artes e brutal aos olhos. Vale a pena subir o teleférico e encontrar o castelo pronto para defender a costa Espanhola dos invasores de outrora. O cenário completo enche os olhos, canhões, calabouços, arena e tudo mais que um castelo de verdade tem por direito.

04 Metro Liceu

Ainda em Montjuic está a Cidade Olímpica, construída em 1992 para sediar o grande evento, está tudo lá aberto a visitação. Ponto turístico mais do que obrigatório são As Ramblas, ruas largas com grande movimento comercial, embora sejam muitas, as ruas são todas conhecidas como Ramblas de Barcelona margeadas por cafés, lojas, restaurantes entre outros.

05 Montjuic

Artistas de rua, como ventríloquos, mímicos e estatuas vivas estão por toda parte pregando susto nos turistas. Já no Quadrat d’Or a dica é a Casa Milá “La Pedrera” famosa obra do artista espanhol que praticamente desenhou os todos contornos da cidade. Barcelona está para o Rio de Janeiro, como São Paulo está para Madrid. Faça sua escolha e boa viagem com 360 GO! Até a próxima.

06 La Pedrera

Apaixonado por viagens e aventuras, idealizador do projeto 360go.

Comentários