O 360go convida você para conhecer os encantos da bela capital de Santa Catarina, que em qualquer época do ano mantém seu charme e beleza natural.

Por: Vitor Cherulli

Apaixonado por viagens e aventuras, idealizador do projeto 360go, que visa divulgar as atrações turísticas do Brasil.

A capital Florianópolis, mais conhecida como “Floripa”, está localizada em uma ilha e o acesso ao continente é pela ponte pênsil Hercílio Luz, que liga a ilha até a cidade de São José.

Um pouco da história

Povoada por portugueses vindo dos Açores e por ser “Manoel”, um nome popular, dizem que quem nasce em Floripa é um”manezinho da ilha”.

Ilha Mágica

Florianópolis, a ilha da magia

Já o termo “Ilha da Magia” surgiu também por conta da colonização, pois se acreditava que haviam bruxas entre os recém chegados e começaram a surgir lendas sobre as belas paisagens naturais da ilha, que, segundo as histórias, seriam originárias de magias e encantamentos.

Praia da Joaquina

Praia da Joaquina

Uma dessas belas paisagens é a praia da Joaquina, uma das mais procuradas pelos surfistas em busca de grandes ondas. A praia ganhou fama nessa categoria de esporte e hoje sedia uma das mais importantes competições anuais  de surf. 

Além disso, suas dunas também atraem adultos e crianças, não só pela bela paisagem, mas também pela diversão de descer deslizando pela areia.

Da lagoa da Conceição

Da lagoa da Conceição

Incluindo na lista de paisagens e passeios, na lagoa da “Conceição” há uma trilha que vai  até a costa da lagoa, e lá, é possível fazer deliciosos passeios de barco.

Ótimo para ir com a família e curtir um dia, no fim de semana. 

Na costa da Lagoa há um caminho até a Praia da Joaquina e lá funciona uma feirinha de artesanato local, muito bacana.

Praia da Barra da Lago

Praia da Barra da Lago

Outro belo cenário é a praia da Barra da Lagoa, onde acontece o encontro das águas da lagoa com o mar. É possível ver ali, uma restinga da Mata Atlântica. E, é lá também que se encontra o Projeto Tamar, de proteção às tartarugas marinhas.

A Praia do Campeche

A Praia do Campeche

Mais um desses “encantos” é A Praia do Campeche que fica em frente à uma pequena ilha que tem o mesmo nome.  

A ilha do Campeche tem o seu meio ambiente super preservado e só recebe no máximo 800 visitantes por dia e para chegar lá,  é preciso fazer um passeio de barco que dura em torno de 1 hora.

Centro histórico de Floripa

Centro histórico de Floripa

Do mesmo modo, o centro histórico de Floripa também é cercado de lendas. Assim, quando for fazer esse passeio, não se esqueça de visitar a famosa figueira secular da Praça XV, cercada de tradições folclóricas.

Praia da Daniela

Praia da Daniela

Já, para quem vai com criança pequena, a dica é “a praia da Daniela”, onde a água é mais calminha e costuma ser o local preferido das as crianças que podem curtir com segurança, uma tranquilidade para os pais!

Santo Antônio de Lisboa

Santo Antônio de Lisboa

Temos ainda, Santo Antônio de Lisboa que é a parte mais rústica da ilha e um bom lugar para assistir a queima de fogos em uma distância que permite uma vista completa da ponte. Certamente é uma região agradável para se passar o dia, e mais: é bem servida de bons restaurantes

Praia Mole

Pista de salto en parapente de la praia Mole.

Um lugar bem bacana é a praia mole, agrada a todo tipo de banhista, pois serve para passar o dia e também pegar um surf. 

Mirante

Já, o mirante é o lugar para se tomar um bom café da manhã.

Jurerê Internacional é um famoso resort.

Muito badalado entre as celebridades paulistas e os argentinos.

Além do famoso shopping a céu aberto, encontra-se ali hotéis de luxo e gastronomia sofisticada. No entanto, na praia há petiscos  diferenciados, como o choripã, um cachorro quente argentino.

Qual época

Para quem quer conhecer Florianópólis de perto, decida com antecedência qual a melhor época do ano lhe convém, pois a ilha tem atrações para dias quentes mas, também para dias frios. Mesmo em tempos de mar gelado, ainda vale curtir bons passeios de escuna e uma deliciosa gastronomia.

Turismo na cidade

Floripa é uma cidade cosmopolita, repleta de pubs, bistrôs e restaurantes rústicos, com ótimas sugestões de vinhos e cervejas artesanais, além de cardápios como o da tradicional culinária portuguesa, remanescente dos ancestrais da ilha.

E chegamos ao fim de mais um roteiro. Quer conhecer mais sobre esse Brasil maravilhoso?

Então deixe aqui nos comentários os roteiros que vocês mais querem ver e não se esqueçam de se inscrever no canal e ativar o sininho para acompanhar essas viagens a lugares de tirar o fôlego.

A gente se vê na próxima, pessoal. Até mais.

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *