Já que a nossa especialidade é falar de aventuras e ecoturismo, seguimos até a maravilhosa Chapada Diamantina, na Bahia. Aos aventureiros que desejam contato com a natureza e muitos passeios, digo que, certamente, a Chapada é um desses locais imperdíveis em sua programação. A região oferece atividades que podem entreter e ocupar o turista durante um mês inteiro.
São cachoeiras, grutas com formações admiráveis, poços de águas transparentes e diversas trilhas, além, das visitas em cidades históricas, de um povo hospitaleiro e gastronomia deliciosa.
Como chegar
O Parque Nacional da Diamantina está localizado no estado da Bahia. Existem várias opções de rotas, seja qual for o lugar que você esteja. Então, para quem preferir a via aérea, a Azul faz voos regulares até o aeroporto Horácio de Matos, no município de Lençóis, partindo de Salvador, São Paulo e Belo Horizonte. Do mesmo modo, existem linhas de ônibus partindo de Salvador e, se optar pelo carro próprio ou alugado, você pode montar o seu próprio trajeto.
Atrações
Asseguro que, apenas um feriado prologando não é o suficiente para aproveitar tudo o que a cidade tem a oferecer. Em dez dias você, talvez, consiga fazer a maioria dos passeios. Assim, vamos listar algumas das principais atrações e passeios para ajudar em suas escolhas, de acordo com o que mais lhe agrade.
Contudo, lembre-se que, sempre será necessário a contratação de um guia para visitar os locais com segurança.
Cachoeira da Fumaça
Localizada no Vale do Capão, a cachoeira possui quase 400 metros de queda d’agua. É cercada de paredões rochosos formando uma paisagem mágica. A Cachoeira da Fumaça pode ser visitada por cima ou por baixo. Mas, de fato, o mais comum é a trilha por cima, que são 12 km e um dia inteiro de visitação. Não inclui banho.
Já, a opção da trilha por baixo da cachoeira é mais adequada para os aventureiros. Há uma trilha com nível de dificuldade alto com um total de 36 km, sendo três dias de viagem e acampamento. O valor cobrado em agência fica entre 150 e 190 reais por pessoa, a depender do roteiro. De outro modo, o custo de um guia particular, para um grupo de até quatro pessoas pode variar entre 150 e 200 reais.
Cachoeira do Buracão
A Cachoeira do Buracão tem uma queda de 85 metros, sendo o passeio mais recomendado da região. O percurso é de apenas 3 km e a trilha tem um grau de dificuldade leve. Para chegar até a cachoeira é necessário fazer a travessia por um cânion, onde passa um rio de águas negras espumosas. A travessia é feita de colete salva vidas de uso obrigatório.
O ideal para esse passeio é pernoitar fora da cidade de Lençóis, que fica a 30 km da cachoeira. Assim, evita-se trajetos longos de carro. Nesse caso, o valor do passeio em agência sai por pessoa entre 250 a 350 reais. Já, o custo do guia particular para um grupo de quatro pessoas custa 150 reais. O custo de visitação é de 6 reais por pessoa. Lembrando que, esses valores podem sofrer alterações.
Poço Encantado
Esse poço tem uma das imagens mais significativas da Chapada Diamantina. É completamente azul e possui águas transparentes possibilitando visualiza-lo em toda a sua profundeza. Por mais que não seja permitido nadar, o poço continua mágico com o feixe de luz que ilumina a caverna. Para ver o fenômeno, a visita deve ocorrer entre os meses abril e setembro, entre 10:00 e 13:30 horas. O facho promove um espetáculo visual realmente deslumbrante, difícil até de identificar a linha da água e o fundo do poço. E olha! A gruta tem 60 metros de profundidade.
Fiquem atentos, pois esse passeio é melhor aproveitado por quem pernoita nas cidades de Itaetê, Andaraí, Ingatu e Macugê, podendo emendar a visita ao Poço azul.
O ideal é escolher agências que ofereçam pacotes de pernoite e que incluam as três atividades, porém, não se esqueçam da opção do guia particular para grupos de até 4 pessoas, pode ficar bem mais em conta.
Poço Azul
A experiência de mergulho no Poço Azul impressioa a todos. Igualmente ao Poço Encantando, a água é de um azul e tranparência fenomenal e da mesma forma, é possível ver o fundo do poço. Ali, cada visitante recebe um colete para a flutuação chegando até o poço por uma escadaria. O poço possui 20 metros de profundidade. Outra boa notícia é que, a gruta é de fácil acesso, pois não existem trilhas a serem percorridas até o local tornando o passeio menos cansativo.
A atividade é acompanhada por guias do próprio local, sem a necessidade de contratações extras, apenas uma taxa de 30 reais é cobrada e o pacote inclui a flutuação.
Gruta da Pratinha e Gruta Azul
O passeio nas duas grutas são feitos em um só, pois estão localizadas na mesma fazenda, no município de Iraquara. Apenas a Gruta Pratinha é aberta para banho, sendo permitido praticar flutuação dentro e fora da gruta, no espelho d’agua que fica ao ar livre. A atividade tem duração de meia hora, além de um tempo extra para tirar fotos.
Na Gruta Azul é permitido apenas observação do fenômeno de luz, mas vale a pena sentar e contemplar sua incrível beleza.
No percurso para chegar até as grutas não há trilhas a serem percorridas. Porém, assim como nas outras, a entrada tem um custo de 30 reais por pessoa. As atividades como flutuação e tirolesa são pagas separadamente.
Trilhas para os mais aventureiros
Por fim, para quem se decidir por aventuras na Chapada Diamantina, há trilhas com dificuldades de nível alto para se fazer e que requerem um tempo maior de permanência. Sendo assim, as atrações que necessitam de mais esforço é a Cachoeira do Maxila, Cachoeira da Fumacinha e o Vale do Pati. Essas atrações podem manter os turistas ocupados por mais de 10 dias, todavia se você não dispõe de tempo e nem está com disposição, a chapada possui mais de 360 cachoeiras catalogadas e disponíveis para banho.
Cachoeira da Fumacinha
A cachoeira possui 100 metros de queda d’agua em meio a 280 metros de paredões rochosos. O que forma uma linda paisagem de cânions. Sendo uma das mais difíceis e perigosas, a Cachoeira da Fumacinha não pode ser visitada durante todo o ano. Isso ocorre devido à temporada de chuva que torna a passagem pelo leito do rio muito arriscada.
O percurso leva dois dias, sendo preciso pernoitar em campings durante o trajeto, pois a trilha requer bastante preparo físico e descanso adequado. O trecho tem 18 km – ida e volta- saindo do povoado do Baixão. O custo por pessoa pela agência é de 550 reais. Já, com o guia particular, custa 200 reais dividido entre duas pessoas. Lembrando, que os preços podem sofrer alterações.
Morro do Pai Inácio
Dentre várias outras atrações a serem visitadas, o Morro do Pai Inácio certamente tem prioridade, pois a paisagen lá de cima do Morro é indescritível, sendo possível ver toda a Chapada Diamantina e de bônus, você pode apreciar um belo por do sol com suas luzes definindo o contorno das rochas.
A trilha não é difícil, são apenas 20 minutos de caminhada e não é necessário contratar um guia turístico. O Morro do Pai Inácio pode ser parte do roteiro com outras atrações, depende de como foi combinado com a agência contratada.
O Parque da Muritiba
O Parque da Muritiba é um dos passeios mais fáceis. É bom para quem ainda quer se habituar ao cenário da Chapada. No Parque é possível encontrar poços de água com hidromassagem natural, cachoeiras, mirantes e lindas formações geológicas belíssimas.
O passeio do Parque dura em média de 3 a 4 horas e o percurso da trilha é bem tranquilo. O valor para a visita através de uma agência custa entre 50 a 80 reais.
Quando ir
A chapada é exuberante o ano todo, porém fique atento ao clima e decida sobre o qual mais lhe agradaria durante os seus passeios. Entre os meses de outubro a abril temos o período de chuvas, aumentando o volume de água nas cachoeiras, com trilhas lamacentas e perigosas. Porém nessa temporada o clima não fica tão quente e a água fica em uma temperatura mais agradável.
Dicas
- É sempre recomendável contratar guias para os passeios, mas há alguns que são possíveis visitar por conta própria e são de fácil acesso.
- Sempre use botas ou tênis para as trekking e leve roupas confortáveis, calça, roupas de frio, boné, repelente e protetor solar.
- Leve dinheiro em espécie sempre que puder, pois como toda cidade pequena é bem provável que não ache caixa eletrônico do seu banco com tanta facilidade. Então pra não passar aperto é bom se programar com antecedência e retirar uma quantidade para usar nas refeições e passeios.
As cores e a paisagem pode parecer cenário de filme, mas é tudo real e como a natureza o fez, isso tudo faz a viagem valer cada centavo e sempre deixa um gostinho de quero mais. Como são muitas atrações e atividades, fica impossível listar todas em apenas uma matéria, então fique ligado que em breve vai ter mais sobre Chapada Diamantina – BA.
E se já visitou este lugar incrível, nos conte como foi nos comentários e não deixe de conferir mais conteúdos do site (: Conteúdo recomendado: Angels Falls – A maior cachoeira do mundo
Pingback: Sylfirm
Pingback: Volnewmer
Pingback: altogel rtp login
Pingback: ทำนามบัตร
Pingback: post
Pingback: Browning shotguns
Pingback: ต่อผมแท้
Pingback: อุปกรณ์ อุตสาหกรรม
Pingback: ลวดสลิง
Pingback: กระเบื้องยาง SPC ราคา
Pingback: รีวิว 7 อันดับ เว็บสล็อตรวมทุกค่าย
Pingback: โคมไฟ
Pingback: sex viet
Pingback: ตู้แอมป์
Pingback: dee88
Pingback: Zincbet
Pingback: iTunes gift card
Pingback: เครื่องให้อาหารทางสายยาง
Pingback: fake money for sale,
Pingback: รับกำจัดปลวก
Pingback: รับทำ SEO
Pingback: ทะเบียนประมูล
Pingback: Highbay
Pingback: microdosing chocolate
Pingback: jarisakti
Pingback: Visit Website
Pingback: bear archery
Pingback: nagaway สล็อต
Pingback: ขึ้นทะเบียน อย
Pingback: check
Pingback: Pragmatic Play
Pingback: daftar togel terpercaya
Pingback: portable sawmill
Pingback: ข่าวบอล
Pingback: 웹툰 다시보기
Pingback: bonanza178
Pingback: lawyer phuket
Pingback: เว็บตรง สล็อตออนไลน์
Pingback: ดูบอลสด
Pingback: führerschein kaufen online
Pingback: how to get 5 meo dmt,
Pingback: buy identity card online
Pingback: ป้ายมอเตอร์เวย์
Pingback: nagaqq
Pingback: ดูดวงยูเรเนียน
Pingback: bonanza178
Pingback: go to this website
Pingback: 素人 流出
Pingback: sig spear lt for sale