No dia em que me despedi da cidade de São Thomé das Letras, veio o momento de reflexão sobre tudo o que aconteceu nessa encantadora cidadela de pedra.
Acima de tudo, momento para começar a pensar em como estamos nos relacionando com as pessoas ao nosso redor. E realmente ver a beleza do ser humano em sua essência, em sua pura beleza interior. A percepção de como isso é importante em nossas vidas, pode fazer a diferença na felicidade diária durante ela.
A viagem
Quando fui chamado para para participar da excursão com o Wesley Anastácio, turismólogo e proprietário da empresa Curupira Turismo. Provavelmente não imaginava o quão simbólico iria ser essa viagem. Pois fui o último de 49 pessoas, e somente por causa de uma desistência pude participar da viagem para São Thomé das Letras.
Saímos de Uberlândia as 23h da noite de quinta-feira do terminal central, a viagem é um pouco distante, mas o ônibus é bem confortável. Então seguimos viagem, 9h depois chegamos à cidade.
Às 8h do dia seguinte, fomos direto para o hotel descarregar as malas. Local bem aconchegante e organizado com Wi-Fi e tudo.
Mas o que menos iriamos fazer é fica on-line, a ideia aqui é desligar e nos conectar a natureza e as pessoas.
A primeira impressão é no asfalto, na verdade não tem asfalto no centro da cidade, é tudo de pedra, literalmente. Por que a cidade é reconhecida por ter a maior concentração de quartzito no Brasil, e muitas empresas exploram isso de forma incorreta.
A Cidade
São Tomé das Letras é uma cidade tipicamente serrana, edificada sobre um largo depósito mineral de quartzito do neoproterozoico. Que é conhecido como “pedra de são tomé” e que é utilizado largamente na pavimentação de bordos de piscinas, na construção de algumas casas no município, no calçamento das ruas e na elaboração do artesanato local. Fonte
Cachoeiras
Algumas das principais cachoeiras e corredeiras d’água do município são: Cachoeira da Lua – Vale das Borboletas – Floresta dos Duendes – Cachoeira Véu da Noiva – Cachoeira Antares – Cachoeira da Eubiose – Cachoeira do Flávio – Corredeira Xangrilá – Cachoeira Paraíso – Cachoeira dos Sonhos Cachoeira da Chuva Fonte
Turismo
São Thomé das Letras tem um ar rústico, típico do interior de Minas Gerais. Sendo sua localização montanhosa e elevada a 1 440 metros acima do nível do mar, permitindo a observação de praticamente toda a região ao redor. A cidade também atrai visitantes em busca de supostas aparições de ovnis na cidade.
Existem diversas opções de visita obrigatória, como a Gruta São Thomé; Gruta do Carimbado; Casa da Pirâmide; formações rochosas (a Pedra da Bruxa é a mais famosa); as cachoeiras Eubiose; Véu de Noiva; Paraíso; Lua; Antares entre outras e corredeiras como Shangri-lá; Sobradinho e inúmeras outras em toda região.
Alguns acreditam que São Thomé das Letras seja um dos sete pontos energéticos da Terra. Portanto atrai para o lugar místicas sociedades espiritualistas, científicas e alternativas, o que dá razão a outro nome da cidade: “Cidade Mística”.
Outro passeio incrível, que você precisa conhecer é em Capitólio, em Minas Gerais.
Boa comida, boa música, clima perfeito, pessoas incríveis e muito receptivas ao turista.
Organizamos as malas e preparados para tirar a foto final, todo mundo cansado mas muito feliz, borbulhas de desprendimento e libertação.
Saia da rotina, valorize as pessoas, viva, aventure-se, desbrave o mundo pois nascemos para ser exploradores e conquistadores da felicidade plena.