São Thomé das Letras, MG – A mística cidade das pedras [vídeo]

5
5,0 rating
Baseado em 1 Avaliações
Excelente 100%
Muito Bom0%
Médio0%
Ruim0%
Terrível0%

Conheça essa mística cidada chamada São Thomé das Letras em Minas Gerais.

òtimo!

5,0 rating
Vitor Cherulli

Sua Nota

No dia em que me despedi da cidade de São Thomé das Letras, veio o momento de reflexão sobre tudo o que aconteceu nessa encantadora cidadela de pedra.

Acima de tudo, momento para começar a pensar em como estamos nos relacionando com as pessoas ao nosso redor. E realmente ver a beleza do ser humano em sua essência, em sua pura beleza interior. A percepção de como isso é importante em nossas vidas, pode fazer a diferença na felicidade diária durante ela.

A viagem

Quando fui chamado para para participar da excursão com o Wesley Anastácio, turismólogo e proprietário da empresa Curupira Turismo. Provavelmente não imaginava o quão simbólico iria ser essa viagem. Pois fui o último de 49 pessoas, e somente por causa de uma desistência pude participar da viagem para São Thomé das Letras.

Saímos de Uberlândia as 23h da noite de quinta-feira do terminal central, a viagem é um pouco distante, mas o ônibus é bem confortável. Então seguimos viagem, 9h depois chegamos à cidade.

Às 8h do dia seguinte, fomos direto para o hotel descarregar as malas. Local bem aconchegante e organizado com Wi-Fi e tudo.

Mas o que menos iriamos fazer é fica on-line, a ideia aqui é desligar e nos conectar a natureza e as pessoas.

A primeira impressão é no asfalto, na verdade não tem asfalto no centro da cidade, é tudo de pedra, literalmente. Por que a cidade é reconhecida por ter a maior concentração de quartzito no Brasil, e muitas empresas exploram isso de forma incorreta.

Rio em São Thomé das Letras, Foto: Vitor Cherulli

A Cidade
São Tomé das Letras é uma cidade tipicamente serrana, edificada sobre um largo depósito mineral de quartzito do neoproterozoico. Que é conhecido como “pedra de são tomé” e que é utilizado largamente na pavimentação de bordos de piscinas, na construção de algumas casas no município, no calçamento das ruas e na elaboração do artesanato local. Fonte

Cachoeiras
Algumas das principais cachoeiras e corredeiras d’água do município são: Cachoeira da Lua –  Vale das Borboletas – Floresta dos Duendes – Cachoeira Véu da Noiva – Cachoeira Antares – Cachoeira da Eubiose – Cachoeira do Flávio – Corredeira Xangrilá –  Cachoeira Paraíso – Cachoeira dos Sonhos Cachoeira da Chuva  Fonte

Turismo

São Thomé das Letras tem um ar rústico, típico do interior de Minas Gerais. Sendo sua localização montanhosa e elevada a 1 440 metros acima do nível do mar, permitindo a observação de praticamente toda a região ao redor. A cidade também atrai visitantes em busca de supostas aparições de ovnis na cidade.

Existem diversas opções de visita obrigatória, como a Gruta São Thomé; Gruta do Carimbado; Casa da Pirâmide; formações rochosas (a Pedra da Bruxa é a mais famosa); as cachoeiras Eubiose; Véu de Noiva; Paraíso; Lua; Antares entre outras e corredeiras como Shangri-lá; Sobradinho e inúmeras outras em toda região.

Alguns acreditam que São Thomé das Letras seja um dos sete pontos energéticos da Terra. Portanto atrai para o lugar místicas sociedades espiritualistas, científicas e alternativas, o que dá razão a outro nome da cidade: “Cidade Mística”.

Outro passeio incrível, que você precisa conhecer é em Capitólio, em Minas Gerais.

Boa comida, boa música, clima perfeito, pessoas incríveis e muito  receptivas ao turista.

Organizamos as malas e preparados para tirar a foto final, todo mundo cansado mas muito feliz, borbulhas de desprendimento e libertação.

foto-sao-tome-das-letras
Pessoas em São Thomé das Letras

Saia da rotina, valorize as pessoas, viva, aventure-se, desbrave o mundo pois nascemos para ser exploradores e conquistadores da felicidade plena.

Comentários