São Thomé das Letras, MG – A mística cidade das pedras [vídeo]

No dia em que me despedi da cidade, veio o momento de reflexão sobre tudo o que aconteceu nessa mística e encantadora cidadela de pedra. Acima de tudo, momento para começar a pensar em como estamos nos relacionando com as pessoas ao nosso redor, e realmente ver a beleza do ser humano em sua essência, em sua pura beleza interior. A percepção de como isso é importante em nossas vidas, pode fazer a diferença na felicidade diária durante ela.

A viagem

Quando fui chamado para para participar da excursão com o Wesley Anastácio, turismólogo  e proprietário da empresa Curupira Turismo, não imaginava o quão simbólico iria ser essa viagem, fui o ultimo de 49 pessoas, e somente por causa de uma desistência pude participar. O Wesley seleciona a dedo as pessoas que podem ir, pois a ideia é que seja um passeio entre amigos, pessoas de índole incalculável.

Saímos de Uberlândia as 23h da noite de quinta-feira do terminal central, a viagem é um pouco distante, mas o ônibus é bem confortável,  depois de 9h de viagem chegamos cidade. Às 8h do dia seguinte, fomos direto para o hotel descarregar as malas, local bem aconchegante e organizado com Wi-Fi e tudo, mas o que menos iriamos fazer é fica on-line, a ideia aqui é desligar e nos conectar a natureza e as pessoas.

A primeira impressão é no asfalto, na verdade não tem asfalto no centro da cidade, é tudo de pedra, literalmente, a cidade é reconhecida por ter a maior concentração de quartzito no Brasil, e muitas empresas exploram isso de forma incorreta.

A Cidade
São Tomé das Letras é uma cidade tipicamente serrana, edificada sobre um largo depósito mineral de quartzito do neoproterozoico , que é conhecido como “pedra de são tomé” e que é utilizado largamente na pavimentação de bordos de piscinas, na construção de algumas casas no município, no calçamento das ruas e na elaboração do artesanato local. Fonte

Cachoeiras
Algumas das principais cachoeiras e corredeiras d’água do município são: Cachoeira da Lua –  Vale das Borboletas – Floresta dos Duendes – Cachoeira Véu da Noiva – Cachoeira Antares – Cachoeira da Eubiose – Cachoeira do Flávio – Corredeira Xangrilá –  Cachoeira Paraíso – Cachoeira dos Sonhos Cachoeira da Chuva  Fonte

 

 

Turismo
Seu ar rústico, típico do interior de Minas Gerais, e sua localização montanhosa e elevada a 1 440 metros acima do nível do mar (permitindo a observação de praticamente toda a região ao redor) fazem com que a cidade seja destino preferido de muitos turistas entusiastas da natureza e de gentes ligadas às artes em geral, tendo sido inclusive cenário para a minissérie Filhos do Sol da extinta Rede Manchete. A cidade também atrai visitantes em busca de supostas aparições de ovnis na cidade.

Existem diversas opções de visita obrigatória, como a Gruta São Tomé, Gruta do Carimbado, Casa da Pirâmide, formações rochosas (a Pedra da Bruxa é a mais famosa), as cachoeiras Eubiose, Véu de Noiva, Paraíso, Lua, Antares entre outras, e corredeiras como Shangri-lá, Sobradinho e inúmeras outras em toda região.

As estradas da região são de terra em boas condições. Há muitas trilhas para bicicletas e encontros periódicos de praticantes de motocross e off road.[12] Entre os caminhos mais interessantes, estão as estradas até Carrancas e Aiuruoca.

Alguns acreditam que São Tomé seja um dos sete pontos energéticos da Terra, o que atrai, para o lugar, místicos, sociedades espiritualistas, científicas e alternativas, o que dá razão a outro nome da cidade: “Cidade Mística”.

Além disso, a cidade tem o centro histórico tombado pelo Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico de Minas Gerais desde 1996. Embora adulterado, ainda possui grande significado cultural e ecológico. A Igreja Matriz começou a ser construída em 1785 e possui retábulos do período rococó e o forro marcado pela excelência da pintura do artista colonial Joaquim José da Natividade. A Igreja de Pedra, tombada em 1985, também é do século XVIII. Fonte

 

Boa comida, boa música, clima perfeito, pessoas incríveis e muito  receptivas ao turista a viagem fantástica… Organizamos as malas e preparados para tirar a foto final, todo mundo cansado mas muito feliz, borbulhas de desprendimento e libertação.

foto-sao-tome-das-letras

Saia da rotina, valorize as pessoas, viva, aventure-se, desbrave o mundo pois nascemos para ser exploradores e conquistadores da felicidade plena.

Por Vitor Cherulli

Quer participar?

Quer ir na próxima viagem da Curupira Turismo?

Passeio inesquecível com vistas deslumbrantes, diversas cachoeiras e passeio de lancha. Clique no link abaixo e vamos juntos nessa aventura 

Quem organiza a viagem é o Wesley Anastácio, proprietário da empresa Curupira Turismo, empresa com mais de 8 anos no mercado, especializada em viagens de ecoturismo, oferecendo roteiros para todos que contemplam o encontro com a natureza.

wesley-anastacio

Mais fotos da cidade

Apaixonado por viagens e aventuras, idealizador do projeto 360go.

Comentários