Descrevemos aqui, um roteiro de como chegar a Jeri, incluindo os melhores passeios. Conheça seu próximo destino.

EXPLORE O MUNDO
Receba em seu e-mail informações sobre sorteios de viagens para o início de 2020!

Jericoacoara é uma vila de pescadores que preserva sua beleza original apesar do avanço do turismo nos últimos anos. Cercada por dunas e lagoas, a cidade fica no oeste do Ceará a 300 km de Fortaleza. 

Lagoa do Paraíso

A vila está localizada dentro do Parque de Preservação, numa área de 200 km². O Parque é responsável pela proteção dos recursos naturais, incluindo o controle da pesca e a da caça predatória, além de contribuir nas pesquisas científicas.

Em Jeri, como é conhecida, há muitas atrações e atividades. São belas paisagens e um lindo pôr do sol nas dunas. Aqui, você vai conhecer todos os principais passeios que a região oferece, desde as dunas de areia, formações geológicas como a Pedra Furada a praias incríveis.

Como chegar a Jeri

Transfers em Jeri

Há várias formas de se chegar a Jericoacoara. Uma das opções de transporte seria o transfer privativo. Ele é confortável, pode acomodar até 4 pessoas e o tempo de viagem é em torno de 4 horas e meia, partindo de Foraleza. O valor por veículo é de 550 reais. Lembrando aqui, das possíveis alterações no preço.

Já, para quem deseja economizar, o ônibus é uma boa opção. A viagem fica um pouco mais longa por conta das paradas, em torno de 5 horas do aeroporto de Fortaleza até Jijoca. Entretanto, a única empresa que faz esse trajeto é a Fretcar e cobra 60 reais por pessoa.

Chegando em Jijoca, é preciso pegar um carro para chegar até a vila de Jericoacoara. A recomendação é que seja um carro 4×4, pois a viagem é feita na areia por entre as dunas e costuma durar em torno de 40 minutos. Uma outra dica é fechar um pacote com o ônibus + transfer.

Entretanto, é preciso lembrar que em Jeri é cobrada uma taxa de Turismo Sustentável no valor de 5 reais por dia de permanência na vila. Essa taxa é cobrada em vários pontos de acesso. Se paga apenas uma vez e o formulário deve ser apresentado na entrada da vila, no hotel e na saída de Jeri. Então guarde este formulário durante toda a sua viagem.

Onde ficar em Jeri

Em Jeri existem diversas opções de hospedagens, que vão desde pousadas na própria vila a hoteis próximos ao mar. Na vila, você vai encontrar uma variedade de restaurantes, lojas e opções de baladas. Bastante procurado é a Passarela do Álcool, onde várias barracas formam um círculo ao redor de um DJ. Portanto, se está em Jeri a procura de agitação, ali na Vila, onde as ruas são de areia, o ir e vir da pousada para os passeios, fica mais fácil.

Melhores passeios

Lagoa Azul em Jeri – Fonte:

Antes de tudo, sugerimos aos viajantes que escolham e reservem com antecedência seus passeios, pois Jeri é movimentada durante todo o ano. Existem agências onde é possível fazer sua reserva por telefone ou WhatsApp.

Passeio de Buggy

Passeio de Buggy em Jeri

O dia começa com um passeio de buggy e as agências contratadas buscam os passageiros em suas hospedagens. São oferecidas duas opções de destino, pelo Litoral Oeste, onde fica Tatajuba ou pelo Litoral Leste, onde se encontra a Pedra Furada, a Lagoa Azul e a Lagoa do Paraíso. O valor de cada veículo fica em torno de 300 reais, acomodando até 4 pessoas.

Use bastante protetor solar e óculos de sol, pois o vento carrega a areia e dá uma sensação cortante na pele. E ainda, se a sua pele for muito sensível, recomenda-se o uso de roupa térmica, para proteção.

Litoral Oeste Tatajuba

Esse trecho começa a partir da praia de Jericoacoara, atravessa o rio Guriú até o Rio Mangue Seco. Lá, o cenário é composto por árvores com as raízes expostas. O lugar é bem interessante e dá pra fazer umas fotos muito legais.

Praia do Mangue Seco – Fonte: Viagenscine

Lagoa Grande – Fonte: Viagenscine

Depois, segue para as Dunas de Tatajuba até chegar na Lagoa Grande, onde acontecem atividades como tirolesa e toboágua.

Litoral Leste – Pedra Furada, Lagoa Azul e a Lagoa do Paraíso

Pedra Furada

A primeira parada é a famosa Pedra Furada, uma curiosa formação geológica feita pela água do mar. Para conhecer esse ponto turístico, é preciso caminhar 1 km para chegar no local que fica isolado por pedras e só tem acesso caminhando. Na maré baixa, a caminhada dura 30 minutos.

Árvore da Preguiça – Fonte: Momentosdemochila

Pelo caminho, você vai encontrar a Pedra do Frade e a Árvore da Preguiça. Em seguida, irá passar pela Lagoa Azul no município de Cruz e finalmente a Lagoa do Paraíso. Uma praia com redes, boa comida e uma paisagem que pode ser apreciada ali, deitado numa rede dentro do mar.

Lagoa do Paraíso – Fonte: Viagenscine
Lagoa Paraíso – Fonte: Viagenscine

Duna do Pôr do Sol

Duna Pôr do Sol em Jeri

Esse é o passeio que você não deve perder. Ver o entardecer sentado no topo da duna e encerrar a viagem com chave de ouro. É possível chegar até a duna caminhando e fica próximo da Vila de Jericoacoara, ao lado da Praias das Canoas.

Todas as tardes, os turistas escolhem este local para encerrar o dia. A visita também oferece uma chance de praticar algo bem peculiar, o “esquibunda”, em que você desce escorregando até a base da duna.

 Quando ir

As chuvas costumam ocorrer entre os meses de março a junho, considerado o período de baixa, e podem prejudicar os seus passeios e a sua estadia. Todo o restante do ano é de sol e muita diversão!

Aproveitando esse Nordeste maravilhoso, confira nosso conteúdo sobre os Lençóis Maranhenses – MA, é de tirar o fôlego.

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

EXPLORE O MUNDO
Receba em seu e-mail informações sobre sorteios de viagens para o início de 2020!