Trekking na serra de São José, MG

A 180 Km de Belo Horizonte, capital de Minas Gerais, está a Serra de São José no município de Tiradentes, charmosa cidade fundada na época do ouro, quando o Brasil era colônia de Portugal. Portanto, uma cidade histórica também mundialmente conhecida pelo circuito Estrada Real. A Serra é um acesso a Unidade de conservação reserva de biosfera, a uma altitude de 840 a 1450 metros, por uma trilha histórica, a do Carteiro, onde se passa por uma calçada dos Tropeiros construída de pedra pelos escravos, de acordo com os historiadores, um itinerário da corrida do outro no século XVIII, caminho construído e muito transitado pelos inconfidentes na época, para escapar da fiscalização da Coroa portuguesa. Encontram-se logo na sua entrada no pé do monte varias rochas e pedras misteriosas, em todo o em torno.

Com alguns pontos de mirantes, é fácil identificar os vários tipos de biomas na paisagem panorâmica do alto da serra. Ao qual facilita a navegação por bússola e orientação por cartas topográficas, pelo guias, proporcionando uma caminhada interativa e uma verdadeira aula de geografia, geologia, história, ciências. E curtindo um lindo visual da natureza mineira.

Pra sair da zona de conforto o trekking na Serra de São José é uma ótima opção para quem gosta de mochila e novas opções de caminhos, de explorar o mundo prevalecendo o instinto aventureiro.

As imagens são um resultado, um ensaio fotográfico voltado ao interior da serra e suas populações quase invisíveis. Um verdadeiro exercício do olhar para dentro, é incrível como percebemos grandes riquezas de detalhes e cores.

O caminho nos faz sentir um pouco o sabor dos ventos tanto de dia quanto de noite com a certeza do bom aproveitamento da aventura na caminhada fotográfica com bons clicks. O trekking foi uma instrução diária na agência TiradentesBrasil podendo ser realizado com grupos escolares, turmas da melhor idade entre outros.

Apaixonado por viagens e aventuras, idealizador do projeto 360go.

Comentários