Porto de Galinhas vai te conquistar desde o início com suas piscinas naturais e praias de águas turquesa e morna.

EXPLORE O MUNDO
Receba em seu e-mail informações sobre sorteios de viagens para o início de 2020!

Considerada uma das praias mais bonitas do Brasil, Porto de Galinhas encanta turistas dos quatros cantos do mundo com suas piscinas naturais de cores azuis turquesas, águas mornas e seus habitantes aquáticos coloridos.

Vista aérea de Porto de Galinhas

A cidade fica localizada a 70 quilômetros de Recife, no município de Ipijoca em Pernambuco e seu nome é bem curioso. Então, segundo a lenda, os africanos escravizados vinham escondidos em navios que traziam galinhas e para anunciar a nova “mercadoria”, dizia-se que “havia galinha nova no porto”.

O que não poderiam imaginar é que Porto de Galinhas tornou-se umas das cidades mais visitadas e badaladas do país.

Como chegar

Chegar até a vila é bem tranquilo. Estando em Recife é possível alugar um veículo pagando 140 reais em média e chegar na villa em apenas 1 hora. A outra opção é ir de ônibus, o que leva cerca de 1 hora e meia, sendo a opção mais barata com o custo de 20 reais por pessoa.

O que fazer

Piscinas Naturais

Piscinas Naturais

Importante e recomendável é que se verifique a tábua de maré antes da viagem, pois o passeio é realizado apenas na maré baixa e o nível muda diariamente.

Snorkel nas piscinas naturais

Não é necessário fazer reserva com tanta antecedência e os ingressos individuais de 25 reais são vendidos na Praça Central de Porto de Galinhas no quiosque da Associação de Jangadeiros. Depois, é só encontrar um jangadeiro e em 15 minutos estará desfrutando das picinas naturais. Nos arrecifes, onde estão as piscinas é possível praticar mergulho, alimentar os peixes ou apenas curtir a água de temperatura agradável. Sugiro que levem snorkel, assim poderão apreciar as belezas da vida marinha nas águas cristalinas.

Passeio de Buggy e Praias

O passeio de bugue ponta a ponta é perfeito para quem quer conhecer todas as praias da orla norte a sul e, quem sabe, escolher a preferida para voltar depois.  

Passeio de Buggy em Porto de Galinhas

De igual beleza é a praia de Muro alto, que está a 12 km ao norte da vila. O mar é dividido por um muro de corais que faz a praia parecer uma lagoa.

Praia Muro Alto – Foto: Viagens Cine

A Praia da Vila é a praia central e costuma ser a de mais movimento, e é de lá que partem as jangadas para as piscinas naturais. Porém, caso queira aproveitar a praia sem toda aquela agitação, basta se distanciar um pouco e certamente terá mais de privacidade.

O Pontal do Cupe fica a 8 km mais ao norte,  lá se formam outras piscinas naturais protegido por um arrecife. Essa praia, entretanto, não está inclusa nos roteiros dos passeios de bugue e por isso recebe menos turistas que as demais, tornando-a mais calma e paradisíaca.

Praia de Maracaípe – Foto: Casa de Maracaípe

Maracaípe, a 3 km do sul da vila, é uma praia que não possui muita infraestrutura para turistas, porém pela sua extensão e mar aberto é perfeita para ponto de encontro de surfistas da região.

Mas, se pegar onda não for a sua praia, o Pontal do Maracaípe pode ser interessante. De lá é possível ver o encontro do mar com o rio.

Ainda no Pontal, de tardezinha, é quando saem as jangadas rumo ao manguezal para assistirem o espetáculo dos cavalos marinhos.

Quando ir

De abril a julho, as chuvas ocorrem com maior frequência e é nesse período que os preços caem bastante. Já durante os meses de outubro a fevereiro o calor é mais intenso e quase não chove, sendo o período de alta temporada os preços tendem a subir.  

Vida noturna

Apesar de não ser o forte de Porto de Galinhas, a vila ainda oferece algumas atividades noturnas, como: bares com música ao vivo do forró ao MPB, rock e reggae. Nos passeios pelo centrinho de Porto é possível visitar as lojas e comprar suas lembrancinhas, ou ainda, aproveitar as especiarias dos restaurantes italianos, a comida nordestinas, lanches e sorveterias.  

Bônus

Praia dos Carneiros – Foto: Viagens Cine

Você pode se beneficiar da proximidade e fazer um bate e volta na Praia dos Carneiros que fica a apenas 50 km de Porto. Aproveite para tirar fotos do encontro do Oceano Atlântico e do Rio Formoso, além da bela Igreja Pé na Areia. Mas fique atento à maré, pois nessa praia, a beleza é quando a ela está alta.

Maragogi – AL

Outro bate e volta imperdível, é dar um pulo em Maragogi – AL. Lá também existem piscinas naturais, porém, são bem diferentes das que existem em Porto de Galinhas. Confira você mesmo!

Se está gostando do nosso conteúdo, não deixe de conferir mais sobre o nordeste em Jericoacoara – CE.

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

EXPLORE O MUNDO
Receba em seu e-mail informações sobre sorteios de viagens para o início de 2020!