Seu nome uma junção de Holanda, América e Brasil. É conhecida por sua alta qualidade de vida, sua segurança, a Expoflora, e o mais importante de todos: sua produção de flores e plantas ornamentais (a maior da América Latina).

Por: Vitor Cherulli

Apaixonado por viagens e aventuras, idealizador do projeto 360go, que visa divulgar as atrações turísticas do Brasil.

Essa incrível cidade é localizada no estado de São Paulo e microrregião de Campinas, sendo seu nome uma junção de Holanda, América e Brasil. É conhecida pela alta qualidade de vida, segurança, a Expoflora e o mais importante de todos: sua produção de flores e plantas ornamentais (a maior da América Latina).

A cidade é o roteiro perfeito para quem busca conhecer um pouquinho da Holanda no Brasil.

Fundada por holandeses, a cidade possui diversos locais e construções com toques em diferentes doses, da cultura holandesa.

Holambra – SP

Como falamos acima, sua principal característica são as flores. Você vai encontrá-las em placas de trânsito, canteiros, praças e construções e possuem as cores mais variadas possíveis. Um verdadeiro espetáculo visual!

O QUE FAZER EM HOLAMBRA

Por ser uma cidade turística, Holambra possui vários lugares perfeitos para visitações que vão desde a grandes construções até decks espalhados no lago. Por falar em decks, o Deck do Amor é um local perfeito para casais que buscam romance, sendo uma manifestação simbólica a colocação de cadeados nas grades do lago.

Deck do Amor

Além do Deck do Amor, também existem diversas praças e parques espalhados pela cidade. Os parques promovem feiras e eventos em datas comemorativas ou especiais. O Moinho Povos Unidos, lá está, para quem se interesse em conhecer um autêntico moinho holandês.

O Moinho Povos Unidos

Para os fãs de museus, a cidade mantém o Museu Histórico de Holambra, onde as tradições e informações sobre a fundação da cidade por imigrantes holandeses na década 1940, podem ser encontradas. Perfeito para quem é apaixonado por cultura e histórias locais.

Agora, quando o assunto é “restaurante”, a cidade está muito bem servida. Possui diversos estabelecimentos que oferecem, claro, receitas holandesas. Recomendamos restaurantes típicos como o The Old Dutch Restaurante, a Casa Bela Restaurante e para quem busca receitas mais refinadas, a Confeitaria Zoet en Restaurante é o seu lugar, nela é possível saborear doces holandeses e cafés em um ambiente totalmente característico e aconchegante.

Medalhão de filé mígnon servido com molho a base de vinho tinto, acompanhado de couve de bruxelas e três purês típico na Casa Bela Restaurante.

FLORES, FLORES POR TODOS OS LUGARES

É claro que não podia faltar o elemento essencial de Holambra: as flores. Por todos os lados é possível encontrar flores de todas as cores, tamanhos e espécies. Elas estão presentes em praças, construções ou simplesmente espalhadas por toda a cidade a céu aberto. 

Praça das Flores – Holambra

A beleza e o colorido das flores invoca um sentimento de alegria, que pode ser percebido em toda a cidade.

VISITAS AOS CAMPOS DE PLANTAÇÃO DE FLORES E ESTUFAS

A cidade conta com passeios aos campos de flores e estufas e são perfeitos para quem deseja mergulhar a fundo nas raízes da cidade, conhecer e apreciar o cultivo das flores. Mas, vale lembrar que o passeio só pode ser feito através de agências locais. Infelizmente não é possível visitar o local sem um guia. #chateado 🙁

Campo de Flores

EXPOFLORA

É em Holambra que acontece a maior exposição de flores da América Latina entre os meses de agosto de setembro, período que mais atrai os turistas, então prepare-se para encontrar a cidade lotada.

Rua onde acontece o evento Epoflora em Holambra – SP

O evento conta com diversos comes e bebes, grandes atrações e claro, flores por todos os lados. Momentos inesquecíveis para quem participa. Você pode encontrar mais informações sobre a Expoflora em seu site oficial.

NOELAND

Para os apaixonados por festas natalinas, prepare-se. O Natal da cidade é regado por incríveis teatros, corais, dança, bandas, atividades recreativas para as crianças e a iluminação e os enfeites natalinos são de cair o queixo.

Decoração Noeland em Holambra – São Paulo

Vale muito a pena conhecer! Para mais informações sobre o evento visite o site oficial aqui.

OUTROS EVENTOS E DATAS

Contudo, esses não são os únicos eventos da cidade. O Carnaflores, onde carros alegóricos repletos de flores passeiam por toda a cidade, o aniversário da cidade, assim como o Dia do Rei, são alguns deles.

Carro alegórico com flores para o Canaflores em Holambra – SP

Então, fala se não deu vontade de conhecer essa “pequena Holanda”? A cidade possui diversos lugares para estadia e recomendamos pelo menos dois dias para aproveitar melhor os passeios. Vamos nessa? 😉

Aproveite para ler sobre Monte Verde em Minas Gerais, a nossa Suiça Mineira.

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *