O Monte Roraima com os seus 2.800 metros de altura é sétimo mais alto do Brasil. Um lugar “perto do céu” que vale a pena conhecer.

O Monte Roraima é uma montanha em formato de mesa, sendo, o sétimo mais alto do Brasil. Vale a pena o esforço para conhecê-lo e experimentar a extraordinária sensação de estar pertinho do céu.

Monte Roraima
Monte Roraima

O Monte Roraima fica localizado na tríplice fronteira entre Brasil, Venezuela e Guiana.  Sua altitude é de 2.800 metros, o que proporciona uma vista impressionante das cachoeiras, lagos, jacuzzis, rios e do próprio céu.

Mapa

O Monte Roraima foi inspiração para o livro ‘’O Mundo Perdido’’ de Conan Doyle, O Brasil em Hollywood.

Como chegar

O percurso até o Monte requer disposição para encarar os trekkings em condições “relativamente” fáceis de acesso e escalada, porém, são 3 dias para chegar ao topo e mais 2 para voltar acampando pelo caminho.

Acampamento no pé do Monte – Fonte: site passenger6a
Booking.com

O acesso à entrada é feito, pela cidade de Santa Elena na Venezuela. Já, para que está no do Brasil, a partir de Boa Vista, capital de Roraima, a base mais próxima do monte, deve seguir para Pacaraima, uma pequena cidade que faz fronteira com Santa Elena. É possível contratar agências no Brasil que te levam até Santa Elena e aos pontos turísticos, ou ainda, compartilhar um táxi, se quiser economizar, para fazer o trajeto.

Do mesmo modo, é possível contratar uma agência na Venezuela onde o preços são mais em conta, em razão dos valores relativos entre as moedas venezuelana e o real.

Vale lembrar da importância de contratar um guia com equipe para o trekking. Eles serão responsáveis pelos equipamentos e suprimentos a serem utilizados durante a trilha e o acampamento. Da mesma forma, você pode contratar um carregador particular para levar sua mochila, facilita muito a caminhada.

Quando ir

Sobretudo, o período mais indicado é, entre os meses de dezembro a março, por ser menos chuvoso na região. O clima no monte é tropical e úmido, sendo que as temperaturas constumam ficar entre os 24°c e 26°c. Embora, no topo do monte, a temperatura está sempre mais baixa e as névoas são constantes.

Cachoeira do paredão Monte Roraima – Fonte: pénatrilha

Pontos turísticos

Chegar ao topo não é o único programa. O monte tem diversas belezas recônditas e inusitadas, como: jacuzzis, formação de pedras, o marco das três fronteiras e muitas outras.

Los Jacuzzis
Cânion de los Guacharos
Montanhas Aleluia
Punto triple Brasil – Foto: Viagem sem paredes
El Fosso – Fonte: TripAdvisor
La Ventana – Fonte: Dicas de viagem

Lembre-se de sempre planejar a sua viagem com antecedência e pesquisar sobre o local. Uma dica é usar o Google Maps. Contudo, contratar seguro viagem para a “trip” é indispensável, vai estar preparado para enfrentar os possíveis problemas comuns quando se está em um país estrangeiro.

Para os que querem saber mais sobre como contratar guias para a trekking, indicamos a leitura do Vida sem paredes. Lá, tem tudo o que você precisa saber, desde a compra de passagens até a hospedagem.

Se está gostando do nosso conteúdo leia também sobre Angels Falls a maior cachoeira do mundo próximo ao Monte Roraima.

E se, caso for apaixonado por cachoeiras confira sobre as Cataratas do Iguaçu em As maravilhas da cidade de Foz do Iguaçu – PA 

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *